Brasileiros no Canadá

O jornal eletrônico da comunidade brasileira no Canadá

URGENTE: Enfim, “céus abertos” entre Brasil e Canadá!

Posted by José Francisco V. Schuster em 29/03/2011

http://economia.estadao.com.br/noticias/economia+geral,brasil-acerta-ampliacao-de-voos-com-canada-e-mexico,60638,0.htm

RIO – A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) fechou nesta terça-feira, 29, acordos de “céus abertos” com o Canadá e o México. Na prática, a partir de agora não haverá mais limites ao número de voos entre o Brasil e os dois países. Os termos acertados na negociação são semelhantes aos do acordo firmado com os Estados Unidos este mês. O objetivo é aumentar o número de ligações aéreas internacionais e a quantidade de cidades brasileiras atendidas.

“A expectativa é de que, com a eliminação que os acordos anteriores continham quanto ao número de voos e a quantidade de cidades que podiam ser atendidas, seja confirmado o aumento do volume de passageiros e da conectividade que já temos visto nos últimos anos”, disse o superintendente de relações internacionais da Anac, Bruno Dalcolmo.

Até agora, havia um limite de sete frequências mistas (passageiros e carga) por semana entre o Brasil e o Canadá. Embora nenhuma empresa brasileira voe nessa rota, a aérea canadense Air Canadá já atingiu o limite da cota permitida ao país. O entendimento, além de acabar com a restrição de frequências, também estabeleceu a liberdade tarifária nos voos entre os dois países.

Já o acordo com o México, embora também busque dar maior abertura ao mercado, não permite aumento de capacidade nos aeroportos Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e da Cidade do México, por casa da infraestrutura deficiente desses terminais. O número de voos entre as demais cidades brasileiras e mexicanas, no entanto, foi liberado. O acordo prevê ainda a possibilidade de arrendamento e intercâmbio de aviões entre empresas aéreas de ambos os países.

Para Dalcolmo, o país deve atrair a atenção de empresas brasileiras a partir agora. “Por enquanto não há nenhum pedido formal, mas acredito que as companhias nacionais terão interesse nessa rota”, disse ao lembrar que a Avianca (ex-OceanAir) e a Varig já voaram para o país.

Na mesma leva de renegociação de acordos, o Brasil também reviu o entendimento que tinha com a Rússia. Com o país, a Anac não estabeleceu uma relação de céus abertos, mas ampliou de três para sete o número de frequências semanais. Desde janeiro, a companhia russa Transaero voa para o Brasil no limite permitido anteriormente.

Hoje, dos 82 acordos internacionais firmados pelo País, 20 são de céus abertos. O próximo a ser assinado com a cláusula de liberação total do número de voos será com a União Europeia. Com isso, o número de países do bloco para os quais se poderá voar a partir do Brasil subirá de 15 para 27.

Na avaliação de Dalcolmo, a liberalização trazida ao mercado brasileiro com os acordos não deve deixar as empresas brasileiras em desvantagem. “As empresas nacionais estão cientes de que essa é uma tendência mundial e estão preparadas para concorrer com as empresas estrangeiras”, disse, lembrando que a TAM é segunda em número de passageiros transportados para os Estados Unidos e a Europa.

Uma resposta to “URGENTE: Enfim, “céus abertos” entre Brasil e Canadá!”

  1. Deise Maciel Da Silva said

    Oi Schuster, super importante essa informacao para todos os brasileiros nao somente no Canada mas como pelo mundo. Novas rotas, maior numero de voos, significa competitividade e com isso baixa nos valores das tarifas aereas.
    Um abraco!
    Deise.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: