Brasileiros no Canadá

O jornal eletrônico da comunidade brasileira no Canadá

Site brasileiro destaca Marcelo Neves

Posted by José Francisco V. Schuster em 11/01/2011

http://www.porteirabrasil.com.br/?p=7423

Sertanejo Tio Exportação: Marcelo Neves, um sertanejo que deixou o Brasil e virou sucesso no Canadá

Um restaurante onde os clientes assistem a um DVD de Renato Teixeira durante o jantar. Alguns metros adiante, na mesma rua, um bar toca Jorge & Mateus. Próximo dali, uma loja de CDs, onde um dos álbuns mais vendidos é o de Leonardo, “Alucinação”. Tudo isso não teria nada de espetacular, caso não estivéssemos na Dundas Street, em plena Toronto, Canadá.

A temperatura se encontra na casa dos 8 graus negativos, mas é amena perto do dia anterior, onde os termômetros marcavam -13 graus (com sensação de -20, devido ao vento).

 

É neste clima que encontro Marcelo Neves da Silva, ou simplesmente Marcelo Neves, como é conhecido em todo o Canadá. O local combinado para o encontro é uma padaria, dentro da comunidade portuguesa. Logo na sua chegada, ele é abraçado por várias pessoas, fato que se repete durante a nossa primeira hora de conversa, quando temos que fazer algumas pausas para que ele possa atender aos fãs. No restaurante brasileiro, onde almoçamos mais tarde, a mesma popularidade é constatada.

 

A vida mudou completamente nos últimos sete anos, para Marcelo, natural de Campinas, interior de São Paulo, que veio ao Canadá a passeio, com poucos dólares no bolso, e acabou encontrando aqui as oportunidades que não teve no Brasil.

 

E não foi por falta de tentativas. Em Campinas, ele chegou a formar uma dupla, Marcelo & Maurício. Gravaram quatro CDs independentes, se apresentaram em vários bares e casas noturnas, e até em Barretos, por duas vezes, na maior Festa do Peão da América Latina, no palco Esplanada, um dos mais cobiçados do evento.

 

A falta de dinheiro para investir na carreira, foi um dos fatores determinantes que os impediu de atingir objetivos maiores. A dupla sentiu na pele a dificuldade de conseguir tocar suas músicas nas rádios de Campinas, onde o “jabá” era prática comum, na época, como na maioria das rádios do Brasil inteiro. Para quem não conhece o jargão, aqui vai uma breve explicação: trata-se de pagar para tocar. Dependendo do valor, uma música é tocada por um determinado número de vezes durante a programação.

 

Já no Canadá, Marcelo Neves, que canta desde os sete anos de idade, optou por uma carreira solo. Na infância, teve a influência dentro de casa, com pai e mãe cantando, e tomou gosto pela coisa. Na época ouvia e colecionava os discos do Trio Parada Dura, Milionário & José Rico, Léo Canhoto & Robertinho, João Mineiro & Marciano e Chitãozinho & Xororó.

 

A música que abriu as portas para sua bem sucedida trajetória no hemisfério norte foi “O Bicho Vai Pegar”, gravada em seu primeiro CD. No Brasil, a canção fez sucesso nas vozes de Edson & Hudson. Ele descobriu que o público daqui prefere as modas mais agitadas.

 

Logo nos dois primeiros trabalhos solo (“O Bicho Vai Pegar” e “Solte a Garganta”) já um feito marcante: dois “Discos de Ouro”, na comunidade portuguesa, fruto do resultado de sua vendagem. Os números necessários para tal premiação, apesar de bem inferiores a mercado brasileiro, representam um significativo sucesso no exterior. Em 2007, Marcelo Neves também foi escolhido como o melhor cantor da comunidade brasileiro no Canadá.

 

Conhecedor de música sertaneja como poucos, mesmo no distante Canadá, acompanha tudo o que acontece no Brasil. Da nova geração, elogia muito Zé Henrique & Gabriel, César Menotti & Fabiano e destaca também a qualidade de João Bosco & Vinícius. Ouve também muita música country, norte-americana, sempre atento às novidades.

 

Tudo isso ajuda _ e muito _ para elaborar seu trabalho, que é tremendamente reconhecido por aqui. No Canadá, ele já lançou cinco álbuns e um DVD. No momento, Marcelo Neves está colocando voz em seu sexto CD solo, num estúdio de Toronto.

 

Em sua agenda de shows, apresentações constantes em Toronto, Montreal, Vancouver, Quebec, Ottawa, Niagara, entre as cidades mais conhecidas. Além do público brasileiro, ele conquistou toda a comunidade portuguesa, que se rendeu aos encantos da música sertaneja. No “Brazilian Day”, festa que acontece aqui em Toronto, durante o verão canadense, em Setembro, ele cantou para uma multidão, arrancando aplausos e sendo ovacionado pelo público, no mesmo palco que recebeu Ivete Sangalo.

 

Para 2011, vôos maiores. Já está agendada uma turnê pela Europa, visitando Alemanha, França, Suíça e Portugal. Há convites para Austrália e Estados Unidos, que deverão ser os próximos destinos do sertanejo.

 

Longe de Campinas, Marcelo Neves encontrou uma carreira, reconhecimento e estabilidade financeira. Rodamos pelas ruas de Toronto a bordo de seu novo carro, uma picape Ford, cabine dupla, último modelo, que é fruto de seu trabalho, assim como o espaçoso apartamento em que vive hoje. Mais do que isso, encontrou também um parceiro, o empresário David, que cuida da sua carreira com muito zelo.

 

Além do lado artista, conheci também o lado humanitário presente em Marcelo Neves. Um lado que ele mesmo não gosta de divulgar por aqui. Constantemente, o cantor faz shows beneficentes e ajuda sempre que pode pessoas e entidades que se encontram em dificuldades. Isto tudo com a maior seriedade, e sem propaganda na mídia local, um pedido do próprio Marcelo Neves.

 

Depois de tantas realizações _ profissionais e pessoais _ em solo estrangeiro, num país de clima tão diferente do nosso, sete anos distante do Brasil, questiono se ele pretende voltar ao Brasil para mostrar o seu trabalho.

 

“Claro! Claro que sim!”, responde prontamente. Porém complementa dizendo que não sonha com uma carreira de grande expressão no Brasil, sabedor das regras que regem o mercado por lá.

 

Quando questionado se voltaria a viver no país de origem, a resposta já não é a mesma. Marcelo Neves já se sente um cidadão canadense, grato por tudo que conseguiu e ainda planeja trilhar por aqui.

 

No coração do cantor, ao lado da paixão pela música sertaneja, que é a sua vida, hoje há um espaço muito especial reservado para um lugar chamado Canadá.

 

Carlos Guerra

Uma resposta to “Site brasileiro destaca Marcelo Neves”

  1. Rosana Gomes Pessoa said

    Oi Neves!!! Fiquei muito surpresa quando fui pesquisar o paradeiro dos nossos amigos de adolescencia e me deparei com belas noticias sobre você. Te desejo muita sorte de coração e quero dizer que estou muito orgulhosa de ter feito parte em algum momento da sua vida. Sucesso!! Que Deus continue te abençoando. Parabéns. Bjs. Rô.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: