Brasileiros no Canadá

O jornal eletrônico da comunidade brasileira no Canadá

Vice-ministros brasileiros visitam o Canadá

Posted by José Francisco V. Schuster em 13/03/2010

http://www.mre.gov.br/portugues/imprensa/nota_detalhe3.asp?ID_RELEASE=7920

Visita a Ottawa de Delegação brasileira de Vice-Ministros – 10 e 11 de março de 2010

Uma delegação de vice-ministros e outras altas autoridades, representando 16 ministérios e órgãos do Governo Brasileiro, visitou o Canadá nos dias 10 e 11 de março de 2010. A delegação foi chefiada pelo Secretário-Geral das Relações Exteriores, Embaixador Antonio de Aguiar Patriota, e representou a continuação do intercâmbio de alto nível iniciado com a visita de dez vice-ministros canadenses ao Brasil de 1º a 6 de março de 2009.

A delegação brasileira encontrou-se com vice-ministros e outras contrapartes canadenses, tanto em sessão plenária quanto em reuniões individuais, de acordo com as principais áreas de interesse e cooperação entre os dois Governos. Estes encontros tornaram possível a consolidação da parceria entre Brasil e Canadá, baseada em interesses mútuos, percepções comuns e determinação de cooperar bilateralmente e em assuntos regionais e globais.

As relações entre Brasil e Canadá foram fortalecidas nos últimos anos, em virtude não apenas de ações dos Governos mas também da crescente interação entre governos estaduais e provinciais e atores não governamentais, incluindo setor privado, sociedade civil, academia, estudantes, desportistas e artistas. Este processo já levou a resultados concretos (por exemplo, acordos em ciência e tecnologia, saúde e agricultura). Ademais, estão em andamento tratativas em previdência social, educação e cooperação técnica.

Brasil e Canadá têm aumentado seu diálogo em temas multilaterais e globais e pretendem aprofundar sua coordenação em fóruns regionais e internacionais, com base no interesse comum em promover a democracia, a segurança e o desenvolvimento. Ao mesmo tempo, os dois países apoiam o sistema multilateral, bem como o fortalecimento do G20 e de outras instâncias de governança global, de maneira a melhor refletir as novas realidades econômicas e políticas internacionais.

Durante a visita, foram tratados os seguintes temas: investimento recíproco e comércio bilateral; defesa e segurança pública; ciência, tecnologia e inovação; energia, biocombustíveis e indústria do petróleo; povos indígenas e saúde pública; educação; trabalho e emprego; agronegócio; arrecadação tributária; cooperação conjunta em terceiros países; intercâmbio de experiências nas áreas de cultura e desporto, inclusive grandes eventos (Vancouver 2010 e Rio 2016); e perspectivas sobre o fortalecimento do G-20.

A reconstrução e o desenvolvimento sustentável do Haiti foram discutidos com atenção especial, à luz do forte engajamento do Brasil e do Canadá com aquele país e seu compromisso comum de, em coordenação com a comunidade internacional, apoiar os esforços do povo e do governo haitianos. Foram discutidas possibilidades concretas para cooperação conjunta em países tais como o Haiti.

Foi decidido iniciar um Diálogo de Parceria Estratégica entre o Ministério das Relações Exteriores do Brasil e o Ministério de Assuntos Estrangeiros e Comércio Internacional do Canadá, a fim de estimular a cooperação bilateral e complementar os trabalhos da Comissão Econômica e Comercial Conjunta e das reuniões anuais de consultas políticas. Os termos de referência desse novo mecanismo de diálogo de alto nível serão definidos, no futuro próximo.

As duas partes acordaram propor a criação de um Fórum Empresarial Brasil-Canadá, como forma de aproximar ainda mais as duas comunidades de negócios e melhorar o diálogo entre os governos e as empresas de ambos os países, que constitui importante vetor do relacionamento bilateral.

Decidiram estabelecer também um diálogo político-militar, com vistas a estimular a cooperação bilateral no campo da defesa.

Ministérios e Agências brasileiros representados na Missão:

1. Ministério das Relações Exteriores

2. Ministério da Defesa

3. Ministério da Justiça

4. Ministério da Fazenda

5. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

6. Ministério da Ciência e Tecnologia

7. Ministério de Minas e Energia

8. Ministério da Saúde

9. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio

10. Ministério do Trabalho e Emprego

11. Secretaria da Receita Federal

12. Departamento de Polícia Federal

13. Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq)

14. Agência Brasileira de Cooperação (ABC)

15. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)

16. Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: