Brasileiros no Canadá

O jornal eletrônico da comunidade brasileira no Canadá

Calcinha Preta traz alegria e sensualidade a Toronto

Posted by José Francisco V. Schuster em 28/09/2009

CLIQUE TRÊS VEZES  NAS FOTOS PARA AMPLIÁ-LAS AO MÁXIMO

Não é fácil conseguir que artistas no ápice de sua carreira aceitem sair de seu país, onde estão a ser aclamados, para turnês no exterior, onde são por vezes menos conhecidos. A ousadia da Hollywood Productions, do empresário Eduardo Vieira, em conjunto com o restaurante Brazilian Star e a Star Remittance, conseguiu trazer pela primeira vez ao Canadá a banda de forró Calcinha Preta. Um grande público foi ao Ukranian Cultural Centre, na área da Bloor e Christie, na noite da última quinta-feira, para o show de uma das bandas de maior sucesso no Brasil atualmente, em especial após ser a primeira banda de forró a ter uma música incluída na trilha sonora de uma novela da Rede Globo: “Você não vale nada”, tema da personagem Norminha, da novela “Caminho das Índias”.

Por mais de uma hora e meia, a Calcinha Preta conseguiu que o público acompanhasse o show em sua maioria em pé, cantando e até dançando junto. Aliás, a banda é uma das principais divulgadoras do ritmo oriundo do Nordeste do Brasil no exterior, tendo realizado turnês em vários países. Desta vez, depois de Toronto, ainda foram no final de semana a Dembory, Nova Iorque e Boston, nos Estados Unidos. É a consagração de uma carreira onde em 13 anos foram lançados nada menos do que 20 CDs, com mais de 10 milhões deles tendo sido vendidos, e três DVDs, com mais de dois milhões de cópias vendidas. Nem mesmo as diversas trocas de componentes porque passou a banda, fundada por Gilton Andrade em Aracaju, em 1996, prejudicou uma carreira ascendente.

Por ser um colecionador de calcinhas pretas, Gilton resolveu dar este nome à banda que formou. Daí já fica indicado que não se deve esperar puritanismo no show: o guarda-roupa tanto das vocalistas femininas como dos dois casais de bailarinos que os acompanham, com roupas justas e reveladoras, aliado a movimentos de palcos provocantes, transpira sensualidade. Os integrantes da banda, aliás, ao longo de todo o show, jogaram muitas calcinhas pretas ao público, que as disputaram avidamente.

A superprodução que é o espetáculo do Calcinha Preta deixa o público eletrizado o tempo inteiro. Além do visual, há cuidado com a luz e, naturalmente, com o som, a cargo de uma grande e competente banda. Vieram a Toronto quatro vocalistas – e só não teria vindo uma quinta porque seu visto teria sido negado pelos Estados Unidos. Paulinha Abelha, Silvânia Aquino, Bell Oliver e Marlos Vianna revezavam-se em intrepretações em duplas ou a sós, fazendo com que a intensidade do espectáculo não caísse nem por um segundo, ao cantar vários dos muitos sucessos da banda.

Com o cuidado de também sempre prestigiar os artistas locais, a Hollywood Productions encantou o público com a surpresa de trazer para o início da noite Salviano Pessoa, que demonstrou, com três bailarinos, ser o forró também um ritmo forte na sua carreira, embora seja mais conhecido no Canadá pelo axé, tendo inclusive lançado recentemente o CD “Axé na Rave”. O trio formado por Edmilson Moreira, Júnior Fender e Elias Santos também empolgou o público.

Os espectadores, aliás, aplaudiram muito quando a mestre de cerimônias, Sonia Ribeiro, junto a Eduardo Vieira, anunciou que a vinda do Calcinha Preta era um teste para a possibilidade de trazer outros artistas brasileiros, como Leonardo, Zezé de Camargo e Luciano, e Eduardo Costa.

A platéia, formada por portugueses, brasileiros e até alguns hispanos, não poderia ter saído mais satisfeita.

Uma resposta to “Calcinha Preta traz alegria e sensualidade a Toronto”

  1. patricia said

    que massa eu gostei mesmo de vcs por isso sou sua fã tenho todos os seus devederes ecedes como eu gosto da sua banda.

Deixe um comentário