Brasileiros no Canadá

O jornal eletrônico da comunidade brasileira no Canadá

Lançamento do CD de Salviano Pessoa sacode o Lula Lounge

Posted by José Francisco V. Schuster em 14/09/2009

CLIQUE NAS FOTOS TRÊS VEZES PARA AMPLIAÇÃO MÁXIMA

Um único artista individual foi convidado para shows nas duas principais comemorações da Independência do Brasil em Toronto, o Brazilian Day e a BrazilFest, há uma semana: Salviano Pessoa, um artista que conseguiu contagiar a multidão em seus dois espetáculos, onde ninguém conseguiu ficar parado com suas animadas canções com ritmos originários da Bahia, além de uma postura em palco eletrizante. Com uma carreira consolidada também no Brasil, Salviano se consagra como o segundo artista brasileiro de sucesso em Toronto, tornando-se uma espécie de embaixador dos ritmos da Bahia, assim como Marcelo Neves o fez para o sertanejo.

Para fechar com chave de ouro a semana de sucesso (depois de já ter feito um show no cruzeiro de aniversário da revista Etc&tal), Salviano lançou na última sexta-feira na casa noturna Lula Longe, seu CD “Axé na Rave”, reunindo um grande público que dançou a valer até a madrugada. “Axé significa energia, e rave significa festa”, explicou o artista. Nas 12 canções que compõem o CD, Salviano faz uma “salada de ritmos”, como ele próprio define, com o axé, ritmo tradicional da Bahia, misturando-se a pitadas de música eletrônica, zouk, raggae, samba-raggae, ragga pop, raggamuffin e até ciranda, ritmo popular de Pernambuco. “Foi o meu primeiro trabalho com axé, e ficou pronto em menos de um mês”, conta o artista, explicando que decidiu gravá-lo para trazer algo de novo quando recebeu o convite para vir ao Canadá, em mais uma de suas idas e vindas entre os dois países.

Afinal, apesar de jovem, Salviano tem muitas histórias para contar. Nascido em Jequié, no interior da Bahia, despertava vendo pendurado na parede do seu quarto um quadrinho onde se lia “cada um carrega dentro de si uma canção”. “Qual a minha canção?”, perguntou-se ele, que foi para a capital do estado, Salvador, tocar em bares quando tinha apenas 17 anos. Logo em seguida, já estava a tocar em blocos de carnaval e com apenas 20 anos lançou seus dois primeiros CDs, ainda sob o nome artístico de Netto Zeen. Até seu terceiro CD, intitulado Universong, transitava entre a música popular brasileira, o samba, o jazz e o hip hop.

Tendo vindo ao Canadá para casar-se em 2007, gravou um DVD em Montreal. De volta ao Brasil, fez shows em diversos festivais em Salvador. A participação no programa Ídolos, da Rede Record (a versão brasileira do Canadian Idol), porém, foi quem lhe deu projecção nacional no Brasil e lhe rendeu o convite para a tocar na BrazilFest 2008 de Toronto. Salviano, de volta ao Brasil, fazia shows em São Paulo quando recebeu o convite para integrar o cruzeiro de 1º aniversário da revista Etc&tal, para uma segunda participação na BrazilFest e ainda no 1º Brazilian Day de Toronto. Agora, prepara-se para espetáculos em Ottawa, Montreal, Vancouver e até em Boston, nos Estados Unidos, antes de começar uma turnê pela Europa onde Barcelona já está confirmada. “Aproveitem enquanto ainda estou em Toronto”, avisa ele aos fãs, acrescentando que diversas músicas também podem ser vistas no You Tube.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: