Brasileiros no Canadá

O jornal eletrônico da comunidade brasileira no Canadá

1º Brazilian Day de Toronto reúne 10 mil pessoas

Posted by José Francisco V. Schuster em 08/09/2009

CLIQUE TRÊS VEZES NAS FOTOS PARA AMPLIÁ-LAS AO MÁXIMO

Veja a reportagem da Globo clicando aqui

Veja o vídeo de Marcelo Neves cantando o hino nacional, de autoria deste blogueiro, abaixo:

Dificilmente Toronto já terá visto tantos brasileiros reunidos como na tarde da última segunda-feira na Yonge-Dundas Square. Estima-se que 10 mil pessoas formaram um mar verde e amarelo na praça situada no coração de Toronto para o 1º Brazilian Day do Canadá. A promoção da TV Globo Internacional, braço para o exterior da principal emissora de televisão da América Latina, chegou pela primeira vez a Toronto, depois de já ser uma tradição em Nova York, onde é celebrado há 25 anos. “O Brazilian Day chegou ao Canadá para ficar”, disse Amauri Soares, representante da TV, para delírio dos que superlotavam a praça, esperando para ver dois dos principais artistas brasileiros, Carlinhos Brown e Elba Ramalho, além do apresentador Luciano Huck, que comanda semanalmente o programa “Caldeirão do Huck”.

Além do representante da TV, o evento teve sua fita inaugural cortada pelo presidente da Câmara Municipal (prefeito) de Toronto, David Muller, aclamado pela comunidade, e pela produtora local, Tania Nuttall. Também estiveram lá presentes, em um belo dia de verão, o deputado federal (MP) Mário Silva, o vereador Adam Giambrone, o embaixador do Brasil em Ottawa, Paulo Cordeiro de Andrade Pinto, e o cônsul-geral do Brasil em Toronto, Américo Dyott Fontenelle. Em uma mostra da integração entre os dois países, o evento foi iniciado com uma cerimónia indígena canadiana. Em seguida, foi a vez de Valerie Stanois entoar o hino canadiano e Marcelo Neves cantar o hino brasileiro de forma soberba, acompanhado pela multidão em êxtase.

Em seguida, os mestres de cerimónias Filipe Leite e Susan Trindade chamaram os artistas locais, que não deixaram nada a desejar. A Batucada Carioca, junto com Cibele Iglesias, já começou a fazer a praça estremecer ao som do samba. O pop-rock da banda Donna Lolla, oriunda do Rio de Janeiro, por sua vez, mostrou que o Brasil também tem muito sucesso neste ritmo. Salviano Pessoa, por sua vez, trouxe o axé da Bahia e vários outros ritmos, e mesmo chegou a pular para o lado do público, em uma festa onde ninguém mais conseguia ficar triste ou parado.

Luciano Huck, então, chegou para mostrar porque é o apresentador mais bem sucedido da nova geração da TV brasileira, gravando no palco trechos para o seu programa dentro da fórmula que o consagrou: encontrar o que cada pessoa tem a dizer. Com uma legião de fãs mesmo em Toronto, ele foi encarregado de chamar ao palco as duas grandes atracções do dia. Elba Ramalho cantou vários de seus sucessos de 30 anos de carreira, nos quais ajudou a popularizar os ritmos do Nordeste do Brasil para todo o país. Mesmo já não sendo uma menina, Elba pulou e dançou por todo o palco, de salto alto, o espetáculo inteiro. Carlinhos Brown, por sua vez, chegou para implantar o carnaval definitivamente na praça. Com um grande cocar indígena na cabeça, assim como Elba ele se aproximou diversas vezes do público, eletrizado por sua performance. Ao final, ainda mostrou que o Brasil está a ensinar o Canadá a sambar, com o grupo Samba Kidz tendo realizado uma actuação em conjunto com ele. Com tudo isto, foi uma tarde para os brasileiros saírem de alma lavada.

Agora, já esperam pelo espectáculo da banda de forró Calcinha Preta, cujo sucesso se tornou ainda maior no Brasil após o sucesso da música “Você não vale nada, mas eu gosto de você”, que faz parte da trilha da novela “Caminho das Índias”, actualmente em exibição pela TV Globo Internacional. Será na quinta-feira, dia 24, no Ukranian Cultural Centre, no 83 Christie. Os ingressos estão à venda pelos telefones (416) 532-3666 e (416) 537-1305.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: