Brasileiros no Canadá

O jornal eletrônico da comunidade brasileira no Canadá

Centro Brasil-Angola comemora 10 anos

Posted by José Francisco V. Schuster em 11/08/2009

Brasil-AngolaUm churrasco realizado no High Park na tarde do último domingo serviu para celebrar o 10º aniversário do Centro de Informação Comunitária Brasil-Angola, reunindo voluntários e clientes para um convívio sob as frondosas árvores, aproveitando o sol que surgiu. Apenas algumas horas antes, porém, o piquenique chegou a estar ameaçado pelas fortes chuvas que caíram sobre Toronto, obrigado os organizadores, que preparavam o local, a refugiarem-se no caminhão que trouxe o material. A greve na prefeitura de Toronto, além disso, também já havia trazido risco de cancelamento ao evento, que ficou com um curto espaço para promoção junto à comunidade. Apesar de todos os fatores contrários, o churrasco pôde ser realizado como programado, com os participantes deliciando-se com o bufê de saladas, carnes e sobremesas ao estilo “all-you-can-eat”, acompanhado do típico guaraná brasileiro. CONTINUA…

Afinal, superar grandes dificuldades não é novidade para o Centro, que completa uma década sem jamais ter recebido recursos do governo ou de instituições de financiamento, sendo totalmente mantido por voluntários. “É um orgulho para a comunidade chegarmos a dez anos só com voluntários”, afirma a presidente do Centro, Jussara Lourenço, embora reconhecendo que esta não é a situação desejada. Sem ter uma sede ou profissionais em tempo integral, o Centro utiliza-se das instalações da Casa São Cristóvão, na esquina da Dundas com a Ossington, e está aberto apenas às Sextas-feiras, das 18 às 21 horas.

Para obter recursos, porém, segundo ela, não basta simplesmente ter relatórios comprovando que nos últimos cinco anos foram atendidas cerca de cinco mil pessoas, tanto pessoalmente como através do sítio http://www.centrobrasilangola.org. Os financiadores exigem dados da comunidade, que só foram possíveis de ser obtidos há cerca de dois anos, com uma pesquisa realizada pelo próprio Centro. Também realizada totalmente por voluntários, este “primeiro retrato” da comunidade somente agora está tendo seus resultados traduzidos para o inglês. “Só então será mais fácil buscar recursos”, explica Jussara.

O Centro foi fundado em 5 de Agosto de 1999 pela brasileira Maria Eugênia Jardim e pela angolana Carla Neto, que verificaram a falta de um serviço que atendesse os recém-chegados dentro de suas necessidades específicas de diferenças culturais e de linguagem. “Só havia até então em português de Portugal”, conta a presidente.

Passados dez anos, porém, segundo ela, “a comunidade mudou, e hoje estamos fazendo uma reflexão sobre o papel do Centro”. Os recém-chegados, porém, continuam a enfrentar o mesmo grave problema de falta de informação para os mais diferentes assuntos, desde como fazer documentos a compreender os sistemas de saúde, educação, trabalho, legal e de família do Canadá. Os que decidem ficar no país depois de aqui chegarem também se defrontam com “muitos mitos e informações equivocadas”, além de às vezes caírem nas mãos de profissionais não-qualificados, gastando muito dinheiro inutilmente.

Assim, além de fornecer informações individualmente e confidencialmente a qualquer interessado, seja qual for o seu status no Canadá, sem nada cobrar, o Centro também promove workshops informativos em áreas diversas como trabalho e família, além de oferecer aulas de português para crianças e de inglês. “O número dessas iniciativas deve crescer, por conta dos próprios resultados da pesquisa”, disse Jussara. Além disso, a “nova fase” do Centro, na qual deve estar “mais presente na comunidade” inclui a reconstrução do sítio na Internet, “para que seja mais dinâmico”. A necessidade de a comunidade contribuir para a ampliação dos serviços, porém, é enfatizada pela presidente, sendo preciso tanto voluntários como doações diversas, que inclusive podem ser deduzidas do Imposto de Renda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: