Brasileiros no Canadá

O jornal eletrônico da comunidade brasileira no Canadá

Carnaval 2009 traz calor do Brasil ao Canadá

Posted by José Francisco V. Schuster em 23/02/2009

VEJA TAMBÉM A REPORTAGEM E AS FOTOS DO CARNAVAL 2010. CLIQUE EM

CHECK ALSO THE COVERAGE FOR THE BRAZILIAN CARNIVAL 2010 IN TORONTO! Click at

https://brasilnocanada.wordpress.com/2010/02/16/1302-carnaval-brasil-2010-em-toronto-no-ukranian-hall/

CLIQUE TRÊS VEZES NA FOTO PARA AMPLIAÇÃO MÁXIMA

VEJA TAMBÉM A REPORTAGEM E AS FOTOS DO CARNAVAL 2010. CLIQUE EM

CHECK ALSO THE COVERAGE FOR THE BRAZILIAN CARNIVAL 2010 IN TORONTO! Click at

https://brasilnocanada.wordpress.com/2010/02/16/1302-carnaval-brasil-2010-em-toronto-no-ukranian-hall/

Beleza, luxo e muito samba marcaram as festas de Carnaval brasileiro no último sábado em Toronto. A comunidade brasileira esqueceu da neve que caía aquela noite na cidade e por algumas horas pôde sonhar que estava na maior festa popular do mundo, que naquele momento reunia milhares de pessoas em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife. CONTINUA…


Até porque as festas em Toronto não deixaram em nada a desejar: para a maior delas, a Brazilian Carnival Party 2009, no ACE Place Banquet & Concert Hall, na área da Runnymede e St. Clair, os ingressos foram disputados “como ouro”, conta uma das organizadoras, Ângela Mesquita.
Quinhentas pessoas lotaram o salão e mais de cem não conseguiram ingressos. “Liguei para elas de coração partido”, disse Ângela, prometendo que no ano que vem fará o Carnaval em local maior. Além de brasileiros, muitos canadenses compareceram à festa, onde atrações para não deixar ninguém parado não faltaram: a Escola de Samba de Toronto esteve lá, com Alan “Canadense” Hetherington comandando a poderosa bateria, com um som de estremecer as paredes. A novidade é que desta vez os músicos não vieram com o tradicional uniforme, mas com fantasias de Carnaval, como nas escolas de samba brasileiras. A rainha da bateria, a bela Iara Vasconcelos (que posou para muitas fotos), trouxe as passistas do Brazil Nativa Dance Company, com belíssimas e luxuosas fantasias, e muito “samba no pé”.
Além da Escola, a noite teve a animação do Grupo Simp@tia, fazendo com que todos dançassem com muita alegria e descontração pela madrugada a dentro. Não faltou, ainda, uma demonstração de capoeira pelo grupo Axé Capoeira, para mostrar este misto de arte marcial e dança criado pelos escravos, com suas manobras incríveis.
“É uma honra enorme mostrar para este público o que é a nossa cultura, o que é o nosso país, e também matar a saudade”, disse Ângela. “Trazer um pouco da alegria desse povo ao Canadá para mim é tudo”, afirmou ela. “Faço a festa com o maior amor e carinho porque a gente precisa mostrar como nós somos ricos em cultura”. A outra organizadora, Fernanda Cortes, disse que seu objetivo era “mostrar para todo mundo o quanto é bom o Carnaval brasileiro”.
Já no Vida Lounge, na área da St. Clair e Lansdwone, a Itabras Entertainment reuniu mais de 350 pessoas para o Brazilian Carnival Fever. “Começou há quatro anos entre amigos e está crescendo a cada ano”, afirmou a organizadora, Arilda de Oliveira. “A casa lotou, estou rouca de tanto gritar”, disse ela. Enquanto o Carnaval brasileiro, animado pela Funk Yourself Band, animava no andar principal, no basement, a Afro Zouk Explosion mostrava as raízes africanas da festa. “A gente está tão distante de nossa terra natal. Se pudermos trazer um pouco da energia e do calorzinho brasileiro para contrabalançar com essa neve que caiu hoje, é melhor. É um vínculo com a cultura brasileira”, disse Arilda. Também participaram no Carnaval no Vida Lounge Carlinhos Pernambuco e o Rio Samba Divas.
Quem perdeu estas oportunidades ainda tem duas chances de participar de festas de Carnaval brasileiras em Toronto: na sexta, o Lula Lounge promove a Brazilian Carnival Party, com o Samba Squad, e no sábado, o Centro Abrigo realiza o Grand Carnival Ball, no Liberty Grand, no Exhibition Place, incluindo jantar, para angariação de fundos.

Uma resposta to “Carnaval 2009 traz calor do Brasil ao Canadá”

  1. Angela Mesquita said

    Obrigada Shuster, foi uma bela reportagem, se vc tiver como corrigir so faca uma pequena alteracao o grupo das dancarinas chama-se: Brazil Nativa Dance Company.
    Valeu pelo apoio e suas fotos ficaram otimas.Abracos, Angela.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: