Brasileiros no Canadá

O jornal eletrônico da comunidade brasileira no Canadá

Recessão canadense estaria fazendo brasileiros voltarem

Posted by José Francisco V. Schuster em 19/02/2009

Um amigo meu que trabalha na construção contou que já viu seis brasileiros anunciando que retornariam do Canadá para o Brasil, por falta de trabalho. Ele próprio também sofre com a redução de trabalho. Na construção, muitas empresas contratam por tarefa, que eram contínuas até pouco tempo atrás, mas que escassearam com a diminuição no ritmo das obras. Outros amigos meus, também da construção, confirmam que estão trabalhando menos.  CONTINUA…

Espero que este post leve algum órgão da mídia a uma reportagem a respeito e alguma instituição a avaliar o que a recessão está significando para os imigrantes no Canadá, especialmente os brasileiros, já que a grande maioria dos homens está empregada na construção (não importando a experiência profissional brasileira), enquanto as mulheres estão na limpeza.

O Brasil, por sua vez, com a recente inclusão de uma grande massa  de consumidores (saídos da miséria absoluta graças a medidas governamentais), parece estar com um mercado interno que garantiria uma certa “blindagem” em relação às dificuldades mundiais.  A dependência das exportações não seria tão extrema como no Canadá, fazendo com que o Brasil perca menos empregos.

Alguém tem conhecimento de brasileiros retornando devido à crise mundial? Deixe seu comentário.

Uma resposta to “Recessão canadense estaria fazendo brasileiros voltarem”

  1. Fejas said

    Oi, não conhecia seu blog e estou visitando pela primeira vez.

    Pois é, parece que a crise pegou em cheio o setor da construção civil (tenho um amigo português que também está sofrendo mas não tem como voltar pra Portugal). Uma conhecida minha, que trabalha como corretora de imóveis em Chicago também passa por maus bocados.

    Como você bem disse, o Brasil parece estar blindado de certa forma contra a atual – e outras – crise. Aqui no Canadá a situação é bem diferente, e a dependência canadense no que acontece nos EUA é impressionante. Com a crise braba do lado de lá, os reflexos por aqui não demoraram a aparecer. Além da construção civil, o setor de manufatura também indicou o baque rapidinho.

    Por enquanto só governo e serviços parecem estar um pouco mais seguros, mas até quando?

    Hora de repensar prioridades e planos.

    Um abraço,

    Fejas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: