Brasileiros no Canadá

O jornal eletrônico da comunidade brasileira no Canadá

Canadenses PRECISAM de visto para ir ao Brasil

Posted by José Francisco V. Schuster em 18/02/2009

Nunca é demais lembrar o óbvio: canadenses PRECISAM de visto para ir ao Brasil.

Por mais que alguns, do alto de seu nariz empinado, por considerarem-se de Primeiro Mundo, se revoltem, é necessário enfrentar a burocracia. É um princípio de reciprocidade adotado pelo Brasil: se o país pede visto para a entrada de brasileiros, nada mais justo que exigir o mesmo do estrangeiro – sendo que o Brasil não fica negando visto à toa, como outros países fazem. Mas é olho por olho, dente por dente: os americanos que chegam ao Brasil são fotografados e têm suas digitais colhidas, assim como os brasileiros que vão aos EUA. CONTINUA…

Porém, há canadenses que esquecem do visto (ou não procuram informar-se a respeito do que é preciso para viajar) e acabam sendo impedidos de embarcar no aeroporto, tendo que voltar para casa com malas e tudo o mais. Agentes de viagem distraídos, que não informam o cliente na hora da compra da passagem, e aquisições pela Internet, onde o cliente pula a leitura das letras miúdas, contribuem para o problema. No dia seguinte, estão na porta dos consulados brasileiros, chorando as pitangas, mas muitas vezes sem nem darem-se ao trabalho de verificarem previamente os requisitos para vistos, detalhados nos websites, e de estarem com toda a papelada necessária em mãos. Não querem aceitar, ainda, que visto não é algo que saia em um estalar de dedos.  Ainda há o fato de que quem se dirige a regiões endêmicas do Brasil ou vai passar por países endêmicos antes precisa de vacinas.

PF devolve canadense

Há casos piores, como o funcionário do check in distraído que embarcou ontem um canadense para o Brasil com visto vencido. Detido pela Polícia Federal na chegada, ele terá que embarcar de volta para o Canadá no próximo vôo, frustrando seus sonhos de Carnaval.  Prejuízo, ainda, para a companhia aérea, que paga uma multa de milhares de dólares ao governo brasileiro por embarcar um passageiro sem documentação correta.

Portanto, é necessária atenção básica: na hora de comprar a passagem (JAMAIS deixar para depois), o canadense deve conferir se seu visto está em dia e o brasileiro deve conferir se seu passaporte está em dia, para que a viagem não acabe no aeroporto. E mais uma vez, o óbvio: filho de brasileiro é  BRASILEIRO, não importa que tenha nascido no Canadá ou em qualquer outro lugar, sendo obrigado a viajar para o Brasil com passaporte BRASILEIRO em dia. Um pouco de atenção COM BASTANTE ANTECEDÊNCIA vai lhe livrar de muitas dores de cabeça e possibilitar as merecidas férias!

2 Respostas to “Canadenses PRECISAM de visto para ir ao Brasil”

  1. eu acho que o brasil deve ser duro tambem com estrangeiros,porque eu moro na italy tenho cidADANIA italiana mas tenho muito amigos brasileiros que nao tem documentos e sofre na maos das autoridades italianas…AI no brasil depois que ta dentro as autoridades competentes nao faz um controle como è feito aqui porque aqui quem nao tem documento vive preso dentro de casa com medo da policia,nao tanto medo de ser deportado mas sim de ficar preso esperando para ser deportados…valeu pela atençao e gostaria que o nosso governo se preucupaçe mas com os brasileiros fora do brasil porque a nossa embaixada nao faz nada por nos nao so querem saber de receber o dinheiro deles no final do mes.. obrigado pela oportunidades…luciano parmas natural de sao paulo brasil….

  2. Arthur Coelho said

    Reciprocidade! Simples assim.Diz o trade turístico que o cidadão americano dificilmente vem aqui para trabalhar.Acredito que não conhecem o cidadão comum americano, aquele que vive em trailers e com educação péssima,o ex-combatente de guerras cheios de neuras, os ladrões refinados( aqui já tem muito), os pedófilos e tantos mais. Todos vão deixar seus dólares aqui mas a que preço? Então, visto nêles e abaixo esta idiotice de nos comparar à Argentina e Chile , países de economia muito menor e concentrada e que, não tendo para onde correr, eliminam vistos de forma desesperada para conseguir alguns punhados de dólares.No Brasil o futuro já chegou e,(desculpem hermanos)somos a potência da America do Sul, portanto temos que cuidar com a entrada de qualquer pessoa de qualquer país.Complexo de vira-latas é para colocar na lata de lixo.Agora!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: