Brasileiros no Canadá

O jornal eletrônico da comunidade brasileira no Canadá

Sandro Liberato mostra talento também nas artes plásticas

Posted by José Francisco V. Schuster em 15/12/2008

sandro-liberato1Sandro Liberato, que há muito já é conhecido da comunidade brasileira de Toronto como músico, mostrou no último final de semana uma outra faceta de seu talento, desta vez como artista plástico. A exposição “Brasil com Z” realizada em uma casa na área da Dovercourt e Bloor, apresentou uma série de quadros onde se destacam as cores fortes, o tridimensionalismo e, principalmente, uma forte relação com o Brasil. “O Brasil é o motivo de motivo de todos os trabalhos que fiz e que vou fazer, porque está na raiz da gente. Por mais que a gente saia, o Brasil nunca sai da gente”, disse ele. ” Quando se está fora do Brasil, isso fica ainda mais maior, porque se passa a ver o país de outro ângulo”, acrescentou.

Dividida em cinco sessões, a exposição demonstrava a versatilidade do artista, com diversas temáticas e técnicas. Liberato explica que a “Brasil com Z”, que dá nome à mostra, é formada por pinturas figurativas, que retratam cenas do cotidiano e personagens do dia-a-dia brasileiro, como o cangaceiro, o jogo de futebol de rua (“pelada”), o samba, a dona de casa, a lavadeira e o índio. Já a sessão “Você tem fome de quê?”, que recebe interpretação diferente conforme o espectador, pois “fome” é tomada em um sentido amplo, mostra a preocupação social do artista. Liberato exibiu ainda seções com seus abstratos, retratos e pinturas surrealistas.
“Esta exposição significa muito para mim, pois é uma retomada como artista plástico”, afirmou ele. “Depois que comecei com a música, passei bastente tempo sem pintar, que é uma outra forma de expressar meus sentimentos e idéias”, acrescentou. Na verdade, o artista começou a pintar ainda muito jovem, mas com um talento precoce que o levou a ser membro mais novo da Sociedade Brasileira de Belas Artes, quando tinha apenas 15 anos de idade. A adolescência, porém, o levou a trocar os pincéis pelo violão, que veio na bagagem para o Canadá.
Como um dos criadores da Pan TV, uma emissora brasileira de TV pela Internet de Toronto, Liberato passou a criar ilustrações para os programas e para o sítio. “As pessoas passaram a elogiar e voltei a pintar”, conta ele. O reconhecimento de seu trabalho veio em pouco tempo, tendo sido convidado a ser o ilustrador do quadro “Rocket Life”, do jornal “24 Hours”, um dos maiores jornais de Toronto, onde aborda o sistema de transporte colectivo da cidade. Já a exposição foi a primeira oportunidade de observar o conjunto da nova produção de Liberato. No sábado, ao som do violão de Wagner Petrilli, o coquetel de pré-estréia foi reservado a convidados. Já no domingo, ela esteve aberta ao público.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: