Brasileiros no Canadá

O jornal eletrônico da comunidade brasileira no Canadá

Centro Cultural Brasileiro de Toronto ganha forma

Posted by José Francisco V. Schuster em 25/11/2008

Direção provisória do CCBT

Direção provisória do CCBT

O antigo sonho da comunidade brasileira de Toronto de contar com uma entidade associativa enfim parece estar próximo de se tornar realidade. Cerca de uma centena de pessoas compareceram na tarde do último domingo no 1352 da Dundas Street West, próximo à Dufferin, onde se pretende que seja a futura sede do Centro Cultural Brasileiro de Toronto. O evento, além de um almoço, serviu para serem apresentados à comunidade os objetivos do Centro, o que seria necessário para torná-lo viável, e nomear a diretoria provisória, composta por Nara Schuler (líder do projeto), Paulo Garcia, Aldemo Garcia Júnior, Edna Raposo e José Francisco V. Schuster.


Em sua apresentação, Nara afirmou que o Centro deve incluir uma biblioteca, oferecer aulas de português e inglês e ser um espaço para os artistas comunitários poderem se apresentar. Ela destacou, porém, que para o projeto sair do papel é preciso a união da comunidade, com empresas servindo de patrocinadoras e voluntários oferecendo seus serviços, para que o salão antigamente ocupado pelo Dundas Banquet Place, vago há um ano e meio, possa ser alugado, sofra as renovações necessárias para ficar em condições de funcionamento, e haja recursos para manter-se.
A reunião foi prestigiada por diversas lideranças comunitárias de várias áreas, entre os quais comerciantes, artistas e a comunicação social, além do cônsul-geral do Brasil em Toronto, Américo Dyott Fontenelle, e do cônsul-geral adjunto, Aldemo Garcia Júnior. Fontenelle disse que o consulado “apóia plenamente” a iniciativa, inclusive com o cônsul-geral adjunto participando ativamente da instalação. “Acho que o Centro está começando com o pé direito. Eu não podia estar mais satisfeito”, disse Fontenelle, afirmando estar “muito bem impressionado” com o espaçoso salão. “O imóvel foi muito bem escolhido e a região é muito propícia”, disse ele, afirmando que “o projeto é uma manifestaçào inequívoca do amadurecimento da comunidade brasileira no Ontário’. A corretora de imóveis Cíntia de Souza, que localizou o imóvel e está auxiliando no processo de locação, observou a conveniência de ele estar situado em meio à comunidade brasileira e o preço razoável, se for conseguida a isenção dos elevados impostos municipais com os vereadores.
Já Garcia Júnior aproveitou para lançar um concurso para a criação da logomarca do Centro. Conclamando ao apoio da comunicação social para a idéia, foi fixado o prazo de 31 de janeiro para a entrega dos trabalhos. O cônsul-geral adjunto aproveitou para destacar que, no próximo ano, Toronto deve ganhar sua versão do festival Brazilian Day, de grande sucesso em Nova Iorque, sendo realizado nas proximidades do Dia da Independência (7 de setembro) na Nathan Phillips Square. Com apoio da TV Globo Internacional, uma banda brasileira deve vir a Toronto, além da participação de artistas locais.
Em um primeiro sinal concreto de união da comunidade, o almoço de domingo foi uma doação conjunta de três restaurantes brasileiros: O Kilo, Gaúcho e Rio 40º. Já as sobremesas foram doadas pela Padaria Brasil e as mesas foram um empréstimo da World Revival Church. A direção provisória, que já realizou contatos com vereadores pedindo apoio, deve agora fazer um estudo do funcionamento de outras agremiações semelhantes existentes em Toronto, em busca de idéias, especialmente as portuguesas. Jack Prazeres, ex-presidente do Centro Cultural Português de Mississauga, já chegou a estar presente na reunião de domingo, tendo dado sugestões e inclusive feito uma oferta para o Centro, que deve ser registrado oficialmente em breve.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: