Brasileiros no Canadá

O jornal eletrônico da comunidade brasileira no Canadá

Festival destaca produção cinematográfica brasileira

Posted by José Francisco V. Schuster em 10/11/2008

Barbara de la Fuente (centro) com o cônsul-geral do Brasil em Toronto, o cônsul-geral adjunto e esposas

Barbara de la Fuente (centro) com o cônsul-geral do Brasil em Toronto, o cônsul-geral adjunto e esposas

O inédito lançamento de um filme no Canadá simultaneamente com sua entrada no circuito comercial no Brasil  (“Orquestra dos Meninos”, na última sexta-feira), foi um dos destaques do  Segundo Festival Brasileiro de Filmes de Toronto, realizado de quinta-feira a domingo no Bloor Cinema, na área da Bloor e Bathurst, em uma produção das empresas Puente, no Brasil, e Southern Mirrors, no Canadá.  Em sua segunda edição, o Festival também trouxe a novidade de incluir uma mostra competitiva, com mais de 200 filmes tendo se inscrito para apenas 13 vagas.

 

Entre os escolhidos pelo curador do festival, o crítico de cinema Celso Sabadi,  estiveram “1958 – o ano em que o mundo descobriu o Brasil”, “Meu nome não é Johnny” e  “Pindorama – a verdadeira história dos sete anões”. Já entre os filmes convidados estiveram “Não por acaso”, abrindo o Festival, e “Querô”, no encerramento. Além disso, este ano foi incluída a mostra paralela “Up to 3’”, reservada a filmes de animação com até três minutos de duração, como “Deu no Jornal”,  “Intolerância” e “Lelê”. “Estes filmes são para o novo mercado de celular, jogos e internet”, explica a produtora do Festival, Barbara de la Fuente.

Funcionando como “uma vitrine” para o cinema brasileiro, o Festival contou em sua abertura com a presença do cônsul-geral do Brasil em Toronto, Américo Dyott Fontenelle, e dos cônsules-gerais adjuntos Aldemo Garcia Júnior e José Gilberto Jungblut. Mais do que fazer os brasileiros residentes do Canadá atualizarem-se com a intensa produção cinematrográfica verde-amarela, o Festival teve como público-alvo produtores e cineastas canadenses (os filmes eram legendados em inglês). “O Festival funciona para trocar experiências e gerar parcerias”, explica Barbara, observando que co-produções beneficiam-se de leis de incentivo de ambos os países. “É um benefício para os produtores, cineastas e para o público”, diz ela, lembrando que a  indústria cinematrográfica favorece a economia e gera um grande número de empregos. “A produção audiovisual no Brasil está crescendo muito e as co-produções com o Canadá já movem milhões de dólares por ano e devem crescer”, disse Bárbara.

Em sua apresentação, Sabbadin observou que o Brasil possui uma tal diversidade em todas as áreas, inclusive no cinema, que o faz ser muitas vezes referido no plural, como “Brasis”, e que o Festival procurava justamente mostrar que existe muito mais no país do que os chavões de samba, carnaval, violência e futebol. Com apoio do Ministério da Cultura, o Festival buscou mostrar o que há de inédito e criativo na produção cinematográfica brasileira, possibilitando aos canadenses compreender um pouco mais de “uma cultura tão complexa, diferenciada, miscigenada e fascinante”. O Festival trouxe ainda a Toronto a banda de rock brasileira Donna Lolla, que fez apresentações no Vida Lounge, no dia de abertura, no Maná Bar & Lounge e, no dia de encerramento, no Lula Lounge.

2 Respostas to “Festival destaca produção cinematográfica brasileira”

  1. Luiz said

    Eu vi e adorei Pindorama, um dos melhores docs produzidos no Brasil recentemente. Não à toa recebeu um prêmio no festival Canadense. A boa notícia a todos é que o longa estréia agora, dia 21 de novembro, nos cinemas.
    Recomendo a todos.

  2. Carla said

    O Festival mostrou muita coisa bacana sobre o Brasil e com certeza mudou a visao de muita gente sobre nosso pai’s. Levei varios amigos para assistirem aos filmes e eles sairam maravilhados. Parabens aos organizadores que trouxeram tantos filmes de sucesso para o Canada’.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: