Brasileiros no Canadá

O jornal eletrônico da comunidade brasileira no Canadá

Brasileiros festejam N. Sra. Aparecida fazendo caridade

Posted by José Francisco V. Schuster em 15/10/2008

A padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, proporcionou mais um milagre para os necessitados: cerca de 450 brasileiros compareceram à festa em sua homenagem, no último sábado, no salão da Igreja Santo António, na área da Bloor e Dufferin, por uma boa causa. “Toda a arrecadação vai ajudar obras de caridade no Brasil”, disse Carlos Dornelas, um dos integrantes da comissão organizadora da festa há mais de dez anos. No ano passado, mais de dez entidades foram beneficiadas, e as cartas acompanhadas de fotos em agradecimento foram unânimes em mencionar que o dinheiro havia chegado “na hora mais necessitada”. “É uma coisa maravilhosa”, diz Dornelas. “Promover a festa é minha maior realização aqui no Canadá. Estou muito feliz de poder fazer isso e espero continuar por mais 15 ou 20 anos”, acrescentou.

Este ano, o benefício às obras de caridade no Brasil começou antes mesmo da realização da festa, já tendo sido adiantados recursos para creches em Belo Horizonte recuperarem seus telhados, danificados pela chuva de granizo que  atingiu a capital de Minas Gerais. Dornelas frisa que a escolha das entidades beneficiadas a cada ano é feita pela própria comunidade,  ainda não tendo sido feita a decisão de quais serão as contempladas este ano. “As pessoas podem deixar suas sugestões na casa paroquial”, explicou, podendo elas serem de qualquer lugar do Brasil. Há entidades que utilizam os recursos inclusive na distribuição de cestas básicas de alimentação aos necessitados. “Como imigrantes, não temos como esquecer da nossa padroeira”, disse Dornelas.

 

A festa teve como ponto alto os shows de Marcelo Neves, Sandro Liberato e do grupo Sambacana, com os brasileiros dançando animadamente até a madrugada. Também não podia faltar a gastronomia brasileira, com os saborosos pastel de feira, coxinha, canjiquinha e churrasquinho sendo muito disputados. Já no domingo, a missa brasileira, que a Igreja Santo António promove às 18h30min, foi especial, em homenagem à padroeira. Com o dia 12 de outubro tendo caído em um domingo, este ano as comemorações no Canadá ocorreram no memo dia em que há os festejos no Brasil. Neste dia, milhares de pessoas costumam ir até a basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte, estado de São Paulo, onde está a imagem original, encontrada por pescadores em suas redes em 1717. “Nossos imigrantes lembram com saudade a padroeira da terra brasileira”, disse o padre brasileiro Santo Cigolini, que celebra a missa para a comunidade. “A festa mostra a fé e a confiança em Nossa Senhora, mãe de Cristo”, concluiu.

 

3 Respostas to “Brasileiros festejam N. Sra. Aparecida fazendo caridade”

  1. que nossa senhora de aparecida abencoe, a todos canadeses e os iimigrantes que moram nesta linda cidade de toronto que a virgem, abencoe rodrigo eduardo e a esposa dele, danyelle minha nora querida. viva…. nossa, senhora de aparecida que proteja os padres e todos fies.

  2. viva nossa senhora de aparecida que ela abencoe todos os padres , e os fieis, abencoe meu filho, que esta ai, com a esposa rodrigo eduardo e danyelle .

  3. a resposta que deixo, e que cada vez, mais a virgem de aparecida converta mais as pessos para a igreja

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: