Brasileiros no Canadá

O jornal eletrônico da comunidade brasileira no Canadá

Um mês de “Brasileiros no Canadá”

Posted by José Francisco V. Schuster em 27/09/2008

Quem diria, o blog já está completando um mês. Por um lado, parece que foi muito rápido. Por outro, parece que demorou, pelo volume de notícias que já postei. Coincidindo com o mês dos festejos da independência do Brasil, tivemos a Brazil Fest 2008 e o hasteamento da bandeira do Brasil pela primeira vez em Toronto, acontecimentos muito positivos. Também se destacaram o churrasco do CTG Querência do Norte, que começa a deslanchar, e o aniversário de nossa querida colega e amiga Denise Keenan. Isso sem falar, modéstia à parte, que a comunidade brasileira de Toronto já conta com um programa de rádio, depois de anos sem tê-lo. Conto com sua audiência às segundas e quartas às 21h no 1610 AM ou em www.voceslatinas.ca.

Porém, infelizmente, também tivemos pontos negativos, como o brasileiro que ficou cego, vítima de uma bala perdida em Calgary, e o reconhecimento de que os brasileiros qualificados estão com muita dificuldades em conseguir empregos no Canadá – ao menos, esta reportagem da Rede Globo teve a virtude de pela primeira vez desmascarar o Canadá no Brasil, até então vendido sempre aos brasileros como país das maravilhas.  Enfim, mostra-se que todos os países do mundo tem virtudes e defeitos. A história de que a grama do vizinho sempre parece mais verdinha se repete. O sucesso da imigração é algo muito pessoal, mas quem tem curso superior e vem sem emprego já acertado deve estudar o caso com profundidade redobrada. Afinal, imigrar é algo que sempre custa muito dinheiro (muitas vezes a poupança de uma vida inteira) e uma má sorte pode custar anos de estagnação profissional ou, se não voltar, até o fim da carreira.

O custo emocional, que existe inclusive para os vitoriosos, deve ser sempre muito bem pesado, ainda no Brasil, fazendo-se o esforço de não ter neste momento a mentalidade de turista: imigrar não é fazer um passeio de alguns dias e depois voltar para o porto seguro de nossa casa no Brasil, com família, amigos, empregada, praia decente,  churrasco fácil e frio que exige no máximo um casaco. Bom, pelo menos agora existe a Internet e quem fizer seu dever de casa chegará bem melhor informado do que no passado. E informar a comunidade é o objetivo deste blog. Espero que no próximo mês – e sempre – tenhamos só notícias positivas para postar. Obrigado aos 3.109 visitantes que já tivemos (não esperava tanto!) aos 43 posts e 3 páginas atuais e conto com sua  visita freqüente, já que atualizamos o blog diariamente (ou quase). Marque em seus favoritos! Um forte abraço.

Uma resposta to “Um mês de “Brasileiros no Canadá””

  1. Paula said

    Parabéns pela iniciativa e pelo primeiro mês de blog! Também acho que a reportagem do Bom dia Brasil teve a virtude de mostrar o outro lado da imigração, como postei no dia 22 passado em meu blog, e vc tem razão quando diz que o sucesso da imigração é algo muito pessoal. As vezes, vejo muitas generalizações à respeito do assunto por aí. Parabéns mais uma vez e que o blog tenha vida longa!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: