Brasileiros no Canadá

O jornal eletrônico da comunidade brasileira no Canadá

Brazil Fest 2008 comemora a Independência do Brasil

Posted by José Francisco V. Schuster em 10/09/2008

A espera valeu a pena: a Brazil Fest 2008, que foi cancelada em 20 de julho devido a uma das várias chuvaradas que marcaram este verão, foi realizada no último domingo, coincidindo com as comemorações de 7 de setembro, dia da Independência do Brasil. Um grande público compareceu ao Sunnyside Beach Pavillion, localizado à beira do lago Ontário, em frente ao High Park, para uma festa que iniciou-se à tarde e entrou noite a dentro, com a tradicional energia e animação de uma boa festa brasileira. A chuva que caiu até o início da tarde chegou a preocupar, mas, para a alegria dos brasileiros, o sol apareceu e permitiu o sucesso do maior evento do ano da comunidade, que pela primeira vez teve de pagar ingressos.

 

“Estamos muito felizes por ter encontrado um local e termos sol”, disse  o presidente da Itabras Entertainment, Antônio Scisci, organizador do evento. Com todos os locais disponíveis em Toronto sendo usualmente marcados com antecedência de até um ano, foi difícil encontrar para onde remanejar o festival, que estava programado originalmente para acontecer na Olympic Island, nas ilhas de Toronto, como nas quatro edições anteriores. Feliz por ao menos ter encontrado um local junto ao lago, Scisci disse que a idéia da Brazil Fest era fazê-la “interessante como se estivéssemos no Brasil, transmitindo energia tanto aos brasileiros como aos não-brasileiros”. Com o bom público, para o ano que vem, ele já tem dúvidas se mantém a festa no Sunnyside, retorna para a ilha ou procura outro local.

Uma das novidades deste ano foi a presença da culinária brasileira. “As pessoas estavam sempre nos pedindo para trazer comidas brasileiras”, disse o organizador. Brasileiros e visitantes puderam deliciar-se com o churrasquinho brasileiro no espeto (inclusive com a opção da saborosa picanha), com doces como brigadeiros, beijinhos, trufas e salgados como coxinhas e empadas, além do guaraná para beber. A parte artística, porém, como sempre não deixou ninguém parado, contagiado pelo ritmo empolgante da música brasileira. A bateria “Batucada Carioca”, com sua poderosa percussão liderada por Maninho Costa, que também cantou, colocou o público a sambar no pátio interno do Sunnyside.  O “Maracatu Nunca Antes” também não ficou para trás: os tambores e demais instrumentos deste ritmo afro-brasileiro típico de Recife ecoavam e fazia muitos dançarem, com Aline Morales mostrando toda sua competência de líder e ainda de cantora.  O público, vestido em sua maioria nas cores verde e amarela da bandeira brasileira, já vinha esquentado pelas performances do Mulambro Groove, um grupo formado por quatro irmãos que toca junto desde 2005, e pelo Ballet Creole, formado a partir de uma escola de danças típicas africanas e caribenhas. O Brasil Fest contou ainda com música de DJ e o show de Salviano Pessoa, vindo da Bahia. Além da música, a arte incluiu ainda uma exposição de quadros de Sandro Liberato.

Diversas tendas, além disso, ofereciam serviços e produtos. Entre elas, o Grupo Brasil (entidade associativa dos brasileiros), Centro Abrigo, Aids Comittee of Toronto, a Rede Globo de Televisão, os corretores de imóveis Cíntia de Souza e Frank Penner e a Zion Flags, com todo tipo de suvenires brasileiros, de bandeiras a relógios e bolas. Arilda de Oliveira, da direção da Itabras, observou que, com o adiamento da data da Brazil Fest este ano, foi perdida parte do esperado público de turistas que circula por Toronto durante o verão, a quem esperava mostrar a cultura brasileira. “Realizá-la no dia da Independência, porém, foi um presente para a comunidade”, observou, destacando a importância de preservar a cultura e as raízes dos imigrantes.

Uma resposta to “Brazil Fest 2008 comemora a Independência do Brasil”

  1. Obrigado Jose,
    Obrigado pela divulgacao do meu trabalho e pelo trabalho que voce tem feito informando e promovendo a cultura e a sociedade brasileira aqui em Toronto.
    Abracao,
    Sandro Liberato

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: