Brasileiros no Canadá

O jornal eletrônico da comunidade brasileira no Canadá

Bandeira brasileira é hasteada na prefeitura de Toronto

Posted by José Francisco V. Schuster em 10/09/2008

Os 186 anos da independência do Brasil, comemorados no último domingo, 7 de setembro, foram marcados com uma cerimônia inesquecível para a comunidade brasileira no Canadá: o hasteamento, pela primeira vez, da bandeira brasileira na prefeitura de Toronto. Apesar da chuva, cerca de uma centena de brasileiros, muitos deles usando as cores do Brasil e até levando bandeiras, compareceram à solenidade na tarde de domingo, tendo tirado muitas fotos com seu idealizador, o deputado federal (MP) Mário Silva. Também estiveram presentes autoridades brasileiras, como o cônsul-geral do Brasil em Toronto, Américo Dyott Fontenelle, os cônsules adjuntos Aldemo Garcia Júnior e José Gilberto Jungblut, e dois militares brasileiros, o coronel Luiz Bonfim e o tenente-coronel Marco Antônio Martim da Silva, que estão fazendo um curso de segurança nacional o Canadian Forces College.
Silva, Fontenelle e Bonfim realizaram em conjunto o içamento da bandeira verde-amarela, no amplo avarandado do terceiro andar da prefeitura, enquanto o hino nacional brasileiro era entoado por Marcelo Neves, um dos mais renomados artistas da comunidade. O deputado, que é presidente da Comissão Parlamentar Canadá-Brasil, observou que há milhões de dólares em trocas comerciais e investimentos entre os dois países, o que também está resultando em um crescente número de brasileiros passando a morar no Canadá. “Estamos aqui não só para celebrar a independência do Brasil, mas também sua gente”, disse Mário Silva, afirmando ser “uma grande honra representar os brasileiros que vivem no distrito eleitoral da Davenport”. Compromentendo-se em ajudar a comunidade brasileira, ele disse ter uma “paixão pelo Brasil”, devido à sua história e cultura. “O Brasil é uma potência regional com grande futuro”, completou o deputado.
Já o cônsul-geral ressaltou que as relações entre Brasil e Canadá encontram-se em momento “muito oportuno e propício”. Com a presença cada vez maior de brasileiros no Canadá, especialmente no Ontário, tem havido um esforço do governo do Brasil em melhor atender a comunidade. “Prova dessa manifestação de interesse é a recente inauguração do Consulado-Geral em Vancouver”, justificou. Dizendo haver um desejo em “aperfeiçoar mais o diálogo com a comunidade brasileira”, anunciou que em outubro será realizada uma reunião entre o Consulado de Toronto e o Conselho de Cidadãos, que está sendo reativado. Fontenelle concluiu seu discurso agradecendo a Mário Silva, a quem chamou de “um grande amigo da comunidade brasileira”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: