Brasileiros no Canadá

O jornal eletrônico da comunidade brasileira no Canadá

Samba pede passagem na Dundas

Posted by José Francisco V. Schuster em 27/08/2008

A alegria contagiante do samba invadiu na tarde de domingo a Dundas Street West nas proximidades da Dufferin, área que concentra o comércio brasileiro em Toronto, com o festival “Samba on Dundas”. Centenas de pessoas assistiram e mesmo dançaram ao som da Batucada Carioca e Samba Squad, além de deslumbarem-se com as performances do Dança Brasil, The Dance Migration e Capoeira Camará.

Samba on Dundas

Samba on Dundas

Das 13 às 14h30min, a concentração foi na esquina da Dundas com a Gladstone, fechada para o evento, e das 15 às 17 horas foi no parque de estacionamento do Bento’s Tire Centre, na esquina da Dundas com a Sheridan. O ponto alto, porém, foi o desfile que a Batucada Carioca fez entre os dois pontos, às 14h30min, indo pela Dundas da Gladstone à Sheridan.

O trajeto de duas quadras foi feito mesmo pela calçada, mas o som do samba com uma multidão seguindo atrás pelo menos fez sentir ser possível o sonho de um dia fazer da Dundas a Marquês de Sapucaí (rua do principal desfile de carnaval do Rio de Janeiro), como diz a letra do samba-enredo da Escola de Samba de Toronto. “Este ano foi em apenas duas esquinas. Ano que vem será maior, em três ou quatro”, prometeu o tesoureiro da Dundas West Business Improvement Association (BIA), o brasileiro João Merli, que organizou o evento junto com a directora da entidade, Sylvia Fernandez.

“Fiquei feliz desde que soube que ia tocar na Dundas, na Little Brazil, para a comuidade”, disse o líder do bloco Batucada Carioca, Maninho Costa, observando que o grupo toca muito mais em festivais canadianos, por serem raros os festivais brasileiros. Além disso, acrescentou, o som alto da bateria é mais propício para tocar nas ruas do que em clubes. Maninho, que já desfilou várias vezes no carnaval do Rio de Janeiro, lidera há cinco anos a Batucada Carioca, composta por 25 músicos em sua maioria brasileiros, mas também de outras origens.

As quatro passistas do Dança Brasil, com seus pequenos biquínis e plumas coloridas, algo incomum no Canadá, atraíram uma multidão de fotógrafos que as rodearam logo ao chegarem e que estiveram atentos a cada movimento delas. Ao som da Batucada Carioca, demonstraram, porém, também ter “samba do pé”. O Samba Squad, liderado pelo canadiano Rick Shadrach Lazar, mostrou seu tradicional estilo próprio, apresentando sambas e maracatus com letras em inglês, além de incluir pitadas de outras influências, do rap à música das Caraíbas. Já a Capoeira Camará exibiu a tradicional mistura de dança e arte marcial criada pelos escravos brasileiros, como método de defesa a quem não era permitido ter armas, e que hoje é um esporte difundido pelo mundo.

O organizador do “Samba on Dundas” disse que o objectivo é fazer com que a rua, a exemplo de outras de Toronto, tenha seu festival próprio e que as pessoas venham consumir na Dundas. “Não precisa ir a um centro comercial para encontrar açougue (talho), roupas, sapatos, bancos, farmácias, consertos de computadores e produtos do Brasil. A Dundas tem, e na língua que entendemos: o português”, disse ele, lembrando que, além de brasileiros, a área também é freqüentada por portugueses, espanhóis e chineses.

João Merli disse que a BIA também já pintou murais em prédios para evitar grafittis, remodelou um parquete, conseguiu antecipar em três anos a data de instalação do semáforo da Dundas com Sheridan (feita ano passado) e conseguiu que fosse permitido estacionar na Dundas entre 7 e 9 horas e das 16 às 18 horas entre Dovercourt e Lansdowne, para que os clientes pudessem fazer suas compras. Agora, a BIA aguarda que a cámara municipal de Toronto conclua a recuperação das calçadas em 2009 (projecto que era previsto para 2008, após ter sido realizada a troca dos trilhos em 2007, mas foi adiado) para que possa instalar uma série de benfeitorias na rua, como árvores iluminadas, bancos, vasos de flores e suportes para bicicletas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: