Brasileiros no Canadá

O jornal eletrônico da comunidade brasileira no Canadá

Nasce o blog dos brasileiros no Canadá

Posted by José Francisco V. Schuster em 27/08/2008

Schuster

Schuster

Há bastante tempo que tinha a idéia de criar um blog com as notícias de interesse da comunidade brasileira para quem vive no Canadá. Notava a falta de um meio de comunicação ágil com a comunidade, que pudesse ter atualizações freqüentes. Muitas vezes conversei com pessoas que desconheciam o que acontecia na comunidade, e eu mesmo também muitas vezes ficava sabendo de notícias mais tarde do que o desejável.

A ferramenta para solucionar o problema, o blog, aprendi a usar em meu curso de Jornalismo Canadense para Estrangeiros, realizado no ano passado no Sheridan College. Estamos na era da Internet, e o blog consagrou-se mesmo como um novo veículo de informação, com as vantagens de seu uso ser relativamente simples e sem custo, descontado o computador e a conexão com a Internet, que já se tem para outros fins.

O estímulo para enfim começá-lo veio com o encontro aberto com a comunidade brasileira realizado pelo Consulado-Geral do Brasil no último dia 6 de agosto. A idéia de unir a comunidade brasieira e torná-la mais atuante era visível entre os 27 participantes. Para isto, porém, seria importante que houvesse criado um meio de comunicação mais ágil. Era preciso que eu fizesse algo mais do que avisar por e-mail aos poucos órgãos de comunicação social brasileiros da comunidade e a alguns integrantes da minha lista de e-mails o que eu encontrava de interesse da comunidade na Internet, normalmente na “grande imprensa” brasileira e canadense.

É por isso que hoje, 27 de agosto de 2008, nasce o blog “Brasileiros no Canadá”. Naturalmente, nasce pequeno e despretencioso, feito por um voluntário em seus raros momentos de folga. Como princípio, me pauto nos princípios jornalísticos que me guiam em mais de um quarto de século como profissional. A busca pela correção da notícia deve ser implacável, ouvindo-se todos os lados envolvidos. A democracia deve imperar, dando-se oportunidade a todos falarem. E o objetivo, sempre, deve ser o crescimento da comunidade, com amor às nossas raízes, no Brasil, e ao país que nos adotou, o Canadá.

Conto com a colaboração de todos para a correção de falhas e para que este blog possa ser cada vez mais útil, tornando-se mesmo um referencial para a comunidade brasileira no Canadá, em especial os que vivem na região metropolitana de Toronto. Mandem notícias, avisos de eventos, críticas, sugestões e o que mais quiserem. Sempre serão muito bem-vindas e, na medida do possível, aqui publicadas. Minha maior alegria será ver este blog ser adicionado aos “Favoritos” de vocês e vê-lo consultado com freqüência. Que Deus abençoe nossa comunidade e faça deste blog um instrumento de união.

Um forte abraço,

 José Francisco V. Schuster
Editor

17 Respostas to “Nasce o blog dos brasileiros no Canadá”

  1. Armando Padovan said

    Excelente iniciativa. Conte com a nossa colaboração. Viva o Brasil!

  2. rosadasilva said

    Mas um blog escrito por um jornalista é tudo de bom. desde já sou sua leitora assídua. Conte comigo para tornar este blog conhecido.
    Um abraço
    Rosa
    http://www.casanocanada.com

  3. Marcia Duarte said

    ‘E com grande orgulho que adiciono este novo instrumento de informa’cao e pesquisa aos meus favoritos…Com certeza tornaremos este blog mais uma ferramenta da nossa comunidade…Parabens pela iniciativa…Marcia

  4. Marvio said

    Caro José Francisco (posso te chamar de Zé Francisco???)
    Parabéns pela iniciativa! Muito legal seu blog, e espero que tenha bastante sucesso, vou repassar para as pessoas que conheço.

    Sempre vi aqui em Toronto que os Chineses se ajudam, os Indianos se ajudam, mas já os brasileiros se ajudam somente nas “festinhas”, onde desfrutam daquela “troca de dicas”, a gente se sente importante, etc. Porém, porque deixar de fora aquele que a gente não conhece? Não poderiamos ter um website central onde cada um dá sua dica ou opinião? acho que você pensou na mesma coisa ao criar este blog!

    Minha visão é que poderíamos ter um portal escrito a “quatro mãos” onde teríamos um resumo dinâmico de todas as dicas dos brasileiros por aqui. Você conhece o wikipedia? Se sim, é o mesmo conceito! A vantagem é que o “raro visitante” não precisa procurar em posts antigos o que ele procura. O resumo está lá. E está mudando a cada minuto, pois mais brasileiros colocam suas dicas.

    Este blog continua sendo importante para aqueles que o visitam frequentemente, e o “wiki” seria a página central com o resumo do que foi falado no blog.

    No mesmo espírito seu de “começar pequeno” eu criei há um tempo duas páginas. Uma de dicas de quem mora no Canadá e outra para aqueles que querem vir para cá. Os links estão abaixo:

    1. Brasileiros em Toronto:
    http://brasileirosemtoronto.wikispaces.com/

    2. Imigração para o Canadá:
    http://imigracaocanada.wikispaces.com/

    Gostaria de pedir a sua opinião e apoio para este “mini-projeto”. Se quiser conversar mais sobre o assunto, ou alguém mais que possa ler este post, por favor entre em contato no meu email mlonguin@gmail.com

    Um abraço,
    Marvio.

  5. lidiane said

    Bom na verdade não é um comentário e sim uma pergunta, poderia me responder?

    Como vive a comunidade brasileira ilegal no canadá?
    Depois que estiver lá dentro tem possibilidades de conseguir ficar legal ou não?
    Caso a resposta seja não, então como vivem, moram, trabalham os brasileiros ilegais.
    Pergunto pq morei 4 anos ilegal na inglaterra e não foi legal, mas será que no canadá tem como viver melhor desta forma até conseguir “talvez” conseguir uma documentação legal, como por exemplo um visto de estudante, ou qualquer outro tipo de visto?
    Atenciosamente, Lidiane

  6. José Francisco V. Schuster said

    Prezada Lidiane:

    O Canadá é um dos poucos países do mundo que está aberto à imigração. Porém, naturalmente, o interesse é só no “filé” dos outros países, ou seja, profissionais jovens, com nível superior, experiência profissional de alguns anos e inglês ou francês fluentes. Porém, mesmo depois de tudo isso, a maioria dos brasileiros trabalha aqui na limpeza ou na construção. O acesso aos demais empregos é bem mais difícil, mesmo realizando (caros) cursos aqui.
    A vida do ilegal, portanto, é mais dura ainda, pois é difícil obter emprego sem um cartão do seguro social. Em 2007 chegou a haver uma onda de deportações. Mesmo assim, ilegais continuam a arriscar-se diariamente, vindo especialmente dos EUA, onde os empregos estão escasseando em muito. Sem os requisitos acima para tornar-se imigrante legal, a única forma de legalizar-se, na prática, é por casamento, um processo que leva pouco menos de dois anos e onde é preciso provar que ele não foi “de fachada”.
    Boa sorte! Abraços,
    José Francisco V. Schuster

  7. Nani said

    Estou em Quebec com visto de turismo.Como mudar meu visto para “permissao de estudos” sem voltar ao Brasil?
    Acabei de ser aprovada como aluna de Doutorado aqui em Quebec (ja tenho a permissao do governo – CAQ – em maos) e nao tenho tempo e nem dinheiro suficiente para voltar ao Brasil somente para obter o visto de estudante (study permit). Como mudar meu visto estando aqui no Canada?

  8. José Francisco V. Schuster said

    Olá, Nani!
    A dica é uma só, se você não quiser quebrar a cara: procure o quanto antes um conselheiro de imigração, tendo o cuidado de verificar se ele possui a devida licença para isso. Não dê ouvidos a palpites de ninguém que não seja um profissional licenciado, pois é uma tensão e um desgaste desnecessários, isso se não acabar no resultado contrário do esperado.
    Recomendamos consultar um conselheiro brasileiro, pois na nossa língua tudo fica mais fácil e bem entendido. Procure no Brasil-Canada Guide ou na revista Brazilian Wave (veja ao lado em Links – Mídia os websites) e boa sorte! A primeira consulta é normalmente gratuita.

  9. José Francisco V. Schuster said

    Olá, Denis! Obrigado pelo comentário!
    Infelizmente, a resposta é não. Para se tornar imigrante no Canadá, é preciso fazer o processo de imigração descrito no site do Consulado do Canadá em São Paulo (http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/index.aspx?lang=por). Para ser aprovado, você precisa demonstrar que tem total fluência no inglês (aprovado no teste de IELTS) ou francês, curso superior completo e experiência profissional, além de outros requisitos. Conseguir trabalho sem ser imigrante ou ter visto de trabalho é difícil (certamente seria na construção ou na faxina, e com a recessão ficou ainda mais complicado) e você corre o risco de ser deportado, depois de passar cerca de uma semana em um centro de detenção (uma experiência terrivel). Melhor não dar sorte ao azar e fazer o processo correto, que lhe abrirá mais oportunidades – embora mesmo os imigrantes legais também estejam em sua maioria na construção ou na faxina, já que o reconhecimento de cursos e experiência de trabalho no exterior é raro. Boa sorte!

  10. Mirella Timm said

    Parabéns pela iniciativa!
    Já está ‘favoritado’ aqui.. rs
    Meus sogros moram no Quebec a pouco tempo ,mais ou menos um mês, eles conseguiram o visto de residência permanente…Meu namorado também, mas quer ficar aqui no Brasil para terminar a faculdade.Terça feira ele está indo pra lá para ‘legalizar’ o visto dele e pegar sa identidade e todos documentos necesários..Volta em um mês. Você acha que tem algum problema de ele voltar pro Brasil e morar aqui por pelo menos mais dois anos??? Será que existe a possibilidade de ele perder seu visto de residência permanente por não morar lá?
    Obrigada!

  11. José Francisco V. Schuster said

    Olá, Mirela! Obrigado pela visita ao blog pelo comentário.
    É necessário estar fisicamente presente no Canadá pelo menos dois em cinco anos para não perder a condição de imigrante, conforme http://www.cic.gc.ca/english/newcomers/about-pr.asp#keep_status. O site da imigração, aliás, deve ser uma bíblia para o imigrante, sendo revisado cuidadosamente. Se não me engano, ausências superiores a seis meses exigem obter uma autorização de retorno ao Canadá, junto ao Consulado do Canadá em São Paulo, o que exigirá justificar o motivo por ter saído do país. Quando tiver dúvidas, não hesite em buscar orientação qualificada, de um consultor de imigração legalmente habilitado pela Sociedade Canadense dos Consultores de Imigração (http://www.csic-scci.ca/find/), que podem lhe informar corretamente. Boa sorte!

  12. edinaldo ben Tsur said

    Parabéns pelo blog.

    tenho uns amigos que estão aí no Canadá, porém há dois anos foram pegos pela imigração e agora estão com processo, porém em primeira instância foi negado a permanencia deles em Toronto, eles recolheram da decisão, mas qual é a situação de se obter uma vitória neste caso, análisando outras decisões.
    obrigrado
    Edinaldo Tsur

  13. Luciano Augusto Ribeiro de Paula said

    Ola, tudo bem. Estou morando no Canada a mais de dois anos. Vim pra ca com o objetivo de economizar algum dinheiro e voltar para o meu amado Brasil. A minha situacao aqui no Canada e de ilegal durante esses dois anos que estou aqui, trabalhei em tres companhias de limpeza, fui pra construcao (Draywall – Parede Seca, Rufing, Carpintaria), ja trabalhei em um restaurante ganhando $7.00/hora, o pagamento nesse restaurante era muito pouco e eu estava lutando mais pela sobrevivencia, enfim, pagar o meu aluguel e o meu celular que eram e sao coisas basicas, pois sem celular nao da pra arrumar emprego, deixei de pegar conducao porque o dinheiro nao dava e o meu ex-chefe, dono do restaurante me dava comida e eu podia almocar ou jantar no restaurante dele. Agora a minha pergunta e a seguinte, tem tanto brasileiros que conseguiu sucesso aqui em Toronto, no Canada, e possivel eu conseguir minha permissao de trabalho aqui? Antes de mais nada parabens pelo blog.

    Aguardo uma resposta…..

    Obrigado pela atencao!!!!

    Ate mais…….

  14. Fernanda Lima said

    Muito bom o blog!
    Queria aproveitar e perguntar uma coisa. Eu to em Quebec com visto de estudante válido por 2 anos, pois vim fazer mestrado. Porém a pesquisa não é o que imaginava e penso em abandonar para procurar um mestrado em outra universidade. Queria saber se estaria ilegal no país e o que poderia acontecer comigo, apesar de eu ter realmente inteção de estudar aqui.
    Muito obrigada

  15. Gostei muito to blog, super informativo e gostaria de adiciona-lo no meu blog com sua permissao.
    Como voce sabe estou no Canada a 24 anos, durante todo esse tempo tenho me dedicado a cultura e arte brasilieira. So que o meu trabalho e pouco reconhecido na comunidade brasileira atual.
    Gostaria de criar um link com a media Brasileira para aumentarmos a vibracao alegre aqui no Canada e no Brasil. Voce me ajudaria?
    Segue alguns links para voce checar e se possivel venha me visitar na minha clinica na Yorkville, Lotus Arts and Wellness para trocarmos umas ideias.

     http://www.lotusshiatsutherapy.com/dance-for-alpha-fundraiser/
    Fem Cab- http://www.nightwoodtheatre.net/index.php/whats_on/femcab_2010/
    Sundays with the Muse- http://www.danceourwayhome.com/offerings/sundays-with-the-muse-spring-series

    O meu contato:

    Guiomar Campbell
    guiomarcampbell@gmail.cpm
    http://www.lotusartswellness.com
    416 9869270

  16. ADRIANE SCHUSTER said

    MUITO LEGAL SEU BLOG TENHA SERTEZA QUE SEREI UMA DAS LEITORAS E PELA PRIMEIRA ENCONTRO ALQUEM COM O MESMO SOBRENOME QUE O MEU

  17. Suely Anunciacao said

    Ola jose Shuster,

    Gostaria muito de lhe conhecer pessoalmente. Trabalho na biblioeca publica de Toronto e presto serviços para recém-chegados ao Canada, não importando, o estado imigratório. Dou informação onde conseguir atendimento médico gratuíto, assitência social, e imigração. Vi em uma de suas respostas a uma leitora onde disse que o único meio de se ficar legal aqui para quem chegou sem documentos é se casando. Gostaria de informar que existem outros meios, como pedido de refúgio para quem tem um caso específico, pedido de residência baseado em razões humanitárias e de compaixão, Ontario Nominee Program e outros. Gostaria de poder auxiliar seu trabalho fornecendo informação.

    Abraços

    Suely Anunciacao RSSW, CIRS

Deixe uma resposta

 
